Quinta-feira, 6 de Dezembro de 2007

Rio das flores de Miguel Sousa Tavares

Para ser sincera, se me tivessem colocado um livro destes nas mãos há dez anos atrás, tê-lo-ia simplesmente ignorado e deixado de lado, não pelo livro, nem pelo escritor, mas pelo volume do mesmo. A verdade é que na altura abominava tudo o que era livro que tivesse mais de 150 páginas, e ainda me lembro de na secundária chamar este tipo de livros de bíblias ". A verdade é que hoje em dia, adoro ler, e nem as centenas e centenas de páginas, me impedem de saborear cada página dos mesmos.

 

Para quem ainda não leu, e tem alguma curiosidade, colocarei aqui, durante os próximos dias, algumas das passagens que mais gostei do livro Rio das Flores, de Miguel Sousa Tavares. Narra a história de uma família latifundiária alentejana ao longo de 30 anos, com o Alentejo, Espanha e Brasil como cenário. Um livro que de certeza o nosso Eça muito iria apreciar.

Eu, que adoro receber e oferecer livros, acho que este vai ser uma das minhas escolhas para os presentes de natal deste ano... mesmo sabendo que algumas das pessoas a quem o pretendo oferecer vão demorar 5 anos a lê-lo... Os hábitos de leitura de alguns é o que se sabe... os jornais e as revistas... e só as letras grandes...

 

 

 

 

"...E melhor o percebera ainda quando, tinha apenas quinze anos de idade, os pais lhe morreram, numa viagem de regresso de Lisboa, no naufrágio da barca que os trazia de Vila Real de Santo António, no Algarve, para Mértola e que foi apanhada num pego do rio, junto à confluência do Guadiana com o Vascão. Aí, entre os altos penhascos solitários do rio, onde apenas o moleiro, lá em baixo junto à água, e as águias planando lá no alto em busca de caça habitavam, e aonde ela se deslocara na companhia dos irmãos para depositar flores na sepultura líquida dos pais, Maria da Glória percebera que, daí em diante, a sua vida e sua fortuna iriam depender apenas da sorte. E ela deu-se quando o jovem Manuel Custódio Ribera Flores, proprietário da imensa Herdade de Valmonte, se tomou de amores por ela e, alheio a todos os conselhos em contrário dos seus - que o queriam ver casado com uma rapariga que tivesse por dote mais do que uma promessa afundada no Guadiana -, só esperou pêlos seus dezoito anos para a fazer sua mulher e a levar como trofeu de caça para casa. E assim se vira - órfã de pais, de dote e de terras - senhora dona por casamento da casa e dos dois mil hectares de terra dos Flores, de Estremoz. Sim, ela sabia bem o valor da terra! Sabia o que lhe tinha custado a si: a sua juventude e a sua beleza, gas­tas pêlos excessos e pelas traições do marido, e pelo filho mais velho, que tão depressa viera e para sempre lhe des­fizera aquela cintura de bailarina e a altivez daquele peito ainda adolescente, a sua solidão de coração e de espírito, que em tão pouco tempo a transformara de menina em mulher madura, ali encerrada na solidez daquelas paredes senhoriais e no horizonte demarcado dos dois mil hectares de terra."
Rio das flores - Miguel Sousa Tavares

 

 

:
Clauclau às 22:38

| Comentar | Adicionar aos favoritos

Pesquisar

 

Posts recentes

Escolhas

Investir

Sonhar com o impossível

Amores

Amor

Felicidade

O que construimos

...

Algo melhor

Explosão de hormonas

Aventuras rápidas

Quero-te comigo

Arquivo

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Outubro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

tags

afl(30)

amor(260)

ana santa clara(9)

casamento(10)

catherine dunne(11)

citações(324)

dr.ª robin l. smith(8)

ildikó von kürthy(13)

joana miranda(60)

jorge bucay e silvia salinas(11)

livros(308)

margarida rebelo pinto(32)

maria joão lopo de carvalho(10)

miguel sousa tavares(24)

paulo coelho(28)

robin sisman(9)

sofrimento(21)

stefania bertola(12)

suzanne schlosberg(10)

vida(183)

todas as tags

Readspeaker

Imagens

Retiradas da net